Dicas
25 de janeiro de 2017
Qual é o copo ideal para a sua cerveja?
Todo “bebedor profissional” de cerveja que se preze, gosta de vangloriar-se por suas excentricidades. E com certeza uma delas é o tipo de copo que ele “degusta” sua breja (na maioria das vezes cervejas especiais). Não adianta, Se o cara for exigente demais não há ninguém no mundo que o faça beber em qualquer copinho de boteco. Se o sujeito é chato até pra escolher o copo que ele vai beber, imagina o nível de cobrança do infeliz quanto à qualidade da cerveja ingerida.
Sem mais delongas, vamos aos copos que provavelmente você já deve ter topado ou ainda topará nos bares da vida:
- Pilsner: popularmente conhecida como “tulipa” (não é propriamente uma tulipa. um pouco mais adiante explicarei o porque). Seu formato facilita o direcionamento do aroma do lúpulo para o nariz, além de proporcionar um bom creme. Como o próprio nome diz, é o copo ideal para as cervejas do tipo Pilsen.
- Lager: favor não confundir com o Pilsner. Sua boca é mais estreita e sua base é mais larga que o do copo Pilsner. É o tradicionalíssimo copo de chope.
- Caneca: Outro tipo bem famoso e eclético. De vários tamanhos, formas e cores, geralmente são robustos e feitos de vidro grosso. Também podem ser de cerâmica e metal, mas normalmente influenciam no sabor do produto, por isso é mais recomendado os de vidro mesmo.
- Mass: Talvez você o conheça como Seidel. Caneca muito comum em eventos cervejeiros como a Oktoberfest, onde os beberrões brindam loucamente com aquelas canecas alemãs típicas de 1 litro. Pois é, essas canecas são conhecidas como Mass.
- Tulipa: Essa sim, é a verdadeira tulipa. Aqui no Brasil o que popularmente chamamos de tulipa é na verdade um copo Pilsner. A tulipa original é mais baixa, de certa forma mais elegante e lembra muito uma taça de conhaque (com o diferencial da boca do copo virada pra fora).