Padarias em supermercados incrementam o faturamento
O mix de produtos de um supermercado, muitas vezes, é o que faz o consumidor voltar ao ponto de venda e comprar novamente. A fidelização é atribuída, em boa parte, pelos itens que a loja oferece e, quanto mais agradar, maior a possibilidade de aumento das vendas.
Um dos grandes responsáveis pelo retorno de pessoas aos supermercados é a seção de Padaria – tanto pelo cheiro que atrai as pessoas quanto pelos alimentos produzidos exclusivamente na loja. O brasileiro encontra nesse local diversos itens que fazem parte da alimentação diária, como por exemplo, bolos, doces, biscoitos, salgadinhos, entre outros.
Além disso, essa seção é uma oportunidade de oferecer aos clientes produtos diferenciados não encontrados nos concorrentes. Desta forma, os supermercados encontraram uma maneira de alavancar as vendas e incrementar o faturamento da loja, já que poucos brasileiros resistem à um pão fresquinho.
A fabricação própria permite ao estabelecimento criar novos sabores e produtos exclusivos. Ao atrair à atenção dos consumidores para essas novidades, a vontade de voltar à loja poderá aumentar, a partir de ações efetivas nos supermercados, como degustações em pontos estratégicos da loja.
O mais comum é ver as padarias dos supermercados sempre montadas no fundo da loja – o que não é mera coincidência. O objetivo desta estratégia é fazer com que o consumidor entre na loja e, para sentir o cheiro dos produtos fresquinhos, circule por outras seções até chegar à Padaria.
Esse setor possui participação importante no faturamento das lojas e, em algumas redes do setor, é obrigatório em todos os pontos de venda. A receita para que esta operação seja realmente rentável para o supermercado é investir em produtos diversificados de alta qualidade, além de exposição e degustação aos consumidores.
A diferenciação da Padaria sobre as que funcionam em outros pontos de venda deve ser impactante, pois caso contrário, será vista pelo consumidor como mais uma na multidão. Por isso, a exposição assertiva dos produtos também é importante.
Lembre-se que a imagem criada na mente do consumidor remete à marca e todo o supermercado – e não apenas à Padaria. Até mesmo os projetos que incluem produtos terceirizados na operação precisam ser analisados. Por isso, busque a qualidade dos itens que serão comercializados, principalmente se for produzido em indústrias fora da loja.
Principais características das Padaria de supermercados:
- Manter espaço para a circulação dos consumidores e produtos expostos com fácil visualização dos clientes;
- Controle de estoque monitorado, a fim de evitar a falta de produtos e matérias-primas nas padarias;
- Para evitar a perda de mercadoria, observe os horários de pico no fluxo de clientes da loja e alinhe com a retirada dos itens do forno;
- Para cada novo item disponível aos consumidores, certifique-se de que toda a equipe da seção conheça os ingredientes usados e dicas de consumo.