Supermercados podem ter Natal melhor do que o esperado
As vendas nominais dos supermercados podem avançar 6% no Natal deste ano, segundo estimativa atualizada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), considerando base anual. O índice é bem superior à projeção anterior, realizada ao final de 2018, que previa crescimento de apenas 2% no período.
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A revisão para cima, de acordo com a entidade, foi influenciada pelo melhor desempenho observado no setor ao longo do ano. Durante todo o mês de dezembro, as vendas dos supermercados tendem a crescer 24% em comparação com a média dos outros meses.
Bebidas alcoólicas, que tradicionalmente movimentam grandes volumes no período, devem ter destaque nas vendas, com 53% de crescimento em comparação com o ano passado. Perecíveis e laticínios também tendem a apresentar impacto importante, com avanço de 67%. No caso das frutas, legumes e verduras, a expectiva é das mais otimistas: crescimento de 80%, impulsionado ainda pela queda de preços observada desde o meio do ano.
Já a comercialização de carnes, conforme análise da Apas, deve apresentar números parecidos com os de 2018 e uma das razões é que com o dólar alto, as exportações pressionaram reajustes de preço por conta de menor disponibilidade de produto no mercado interno.