Jantar do Dia Nacional do Supermercado ABRAS
Mais de 500 pessoas entre empresários e executivos do varejo nacional e parlamentares se reuniram na noite de terça-feira (12), em jantar especial que comemorou o Dia Nacional do Supermercado e o aniversário de 51 anos da ABRAS, na sede da Fecomercio, na capital paulista. O presidente da entidade nacional, João Sanzovo Neto, iniciou seu discurso falando do surgimento dos supermercados no Brasil, em 1953, e do empenho dos empresários no desenvolvimento do setor.
Sanzovo destacou ainda que o surgimento da entidade nacional deu voz aos supermercadistas, e foi responsável por inúmeras conquistas, que rendeu ao setor projeção, respeito e importância institucional, destacando o reconhecimento dos supermercados como atividade essencial para a economia, como uma das vitórias mais importantes para o setor, e as reformas trabalhistas e da Previdência, para o crescimento econômico do Brasil.
O jantar contou com as presenças dos secretários Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Alexandre da Costa, Especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, e o subsecretário de Desenvolvimento do Comércio e Serviços, Fábio Pina. E também dos deputados Efraim Filho (DEM/PB), Domingos Sávio (PSDB-MG), Hercílio Coelho Diniz (MDB-MG) e Glaustin da Fokus (PSC/AC), o senador Sérgio Petecão (PSD/AC) e o embaixador da República Dominicana, Alejandro Arias Zarzuela, entre outros convidados.
O presidente da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs), George Pinheiro, que é também presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), participou do jantar. Dos presidentes que compõem a Unecs também estava Paulo Solmucci, da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Homenagens
A noite foi de muitas homenagens, com as entregas da Comenda de Honra ao Mérito ao vice-presidente do Conselho Consultivo da ABRAS, João Carlos de Oliveira, pelos seus serviços excepcionais ao setor, do título de Supermercadista Honorário,ao deputado federal Hercílio Coelho Diniz, que, em sua atividade, se pauta pelo trabalho em prol de toda a sociedade brasileira, e do Troféu Ponto de Encontro, aos parceiros da indústria que fazem parte da história dos supermercados, para a diretora de sustentabilidade da Coca-Cola, Andrea Motta.
O senador Sérgio Petecão e o deputado Glaustin da Fokus receberam o reconhecimento da ABRAS pelo suporte ao trabalho da entidade nacional no desenvolvimento sustentável do setor, e pela compreensão da relevância econômica e social do varejo alimentar, principalmente pelo engajamento na Câmara e no Senado da liberação da venda de medicamentos isentos de prescrição (Mips) nos supermercados.
No jantar também foram homenageados os Executivos do Ano, reconhecimento aos que trabalharam pelo setor em 2019 e fazem parte da história do autosserviço, recebida por Alexandre Seabra, que trabalhou 16 anos na ABRAS, atuando como diretor de Relações Institucionais, que recebeu a homenagem das mãos do presidente João Sanzovo e do presidente do Conselho, Fernando Yamada.
Maria do Rosário Ferreira, da agência Ideias e Formas, que desenvolve os cursos da Escola Nacional de Supermercados, também foi outra agraciada Executivos do Ano. A Associação Nacional dos Produtores de palete e Embalagens de Madeira (Anapen) foi homenageada pela ABRAS, por meio do seu presidente, Marcelo Canozo, pela parceria e proatividade na atualização do palete PBR versão 2019.
Mips
A noite foi marcada ainda pela defesa de uma das pautas prioritárias da ABRAS, que é a venda dos medicamentos isentos de prescrição (Mips), nos supermercados. Em seu discurso, o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, frisou a responsabilidade na comercialização dos produtos no país. "A segurança é e sempre foi uma prioridade em todos os aspectos que envolvem a venda dos mips no setor. Jamais apoiaríamos qualquer medida que colocasse em risco a saúde dos brasileiros". Sanzovo destacou ainda que, no passado (1994 a 1995), os supermercados venderam os Mips e, de acordo com pesquisa à época, o preço de muitos medicamentos baixou até 35%. "O fim de reserva de mercado trará modernidade para o país e nos colocará em igualdade com muitos países onde a venda dos Mips já é uma realidade."
O senador Sérgio Petecão e o deputado Galustin da Fokus, que estavam no evento, são os responsáveis pela pauta dos Mips, na Câmara e no Senado.
Petecão, que é autor do Projeto de Lei 5455/2019, que visa a venda de medicamentos sem prescrição (Mips) nos supermercados, em seu discurso no evento ressaltou a preocupação em proporcionar medicamentos seguros, principalmente para a população de seu estado, o Acre, que vive em regiões isoladas e sem farmácias, e que geralmente possui um mercadinho.
Em seu pronunciamento, Gaustin da Fokus falou do Projeto de Lei 1774/19, apresentado na Câmara, que também autoriza a venda dos medicamentos seguros nos supermercados e outros estabelecimentos. "Esse PL 1774 é um dos meus projetos de maior relevância social, porque vai beneficiar quem realmente importa: a população. Se aprovada, a nova lei vai facilitar o acesso a medicamentos em lugares onde não existe farmácia, mas há uma porta de supermercado sempre aberta, além de indiscutivelmente reduzir o preço dos remédios para os consumidores."
O secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Alexandre da Costa, se mostrou interessado em estudar melhor a venda dos medicamentos seguros no autosserviço, ressaltando a importância da pauta em facilitar o dia a dia da população.
Perspectivas
As expectativas para a retomada da economia e crescimento do Brasil também ganharam destaque nos discursos do jantar. O presidente da ABRAS, João Sanzovo, se mostrou otimista com as recentes medidas do governo federal para melhorar o país, como o Programa Verde Amarelo, lançado na segunda-feira (11) para estimular a criação de empregos com carteira assinada, a apresentação do Plano Mais Brasil, com propostas para ajustar as contas públicas, tanto da União quanto dos estados e municípios, a MP da liberdade econômica, além da reforma da Previdência, entre outras.
O secretário Especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, em suas declarações fez questão de ressaltar que o pior da economia brasileira já passou, e se mostrou confiante nos trabalhos da equipe econômica, liderada por Paulo Guedes, com inflação controlada e queda dos juros. "Hoje, podemos projetar o futuro, o PIB pode não ser ainda o que esperávamos, mas estamos organizando as contas públicas."
O deputado Efraim Filho também aproveitou a oportunidade para destacar que o Brasil está no caminho certo, e que as expectativas são as melhores para os próximos anos com as medidas já citadas acima, anunciadas pelo governo de Jair Bolsonaro.